EXPEDIÇÃO CHILE

 
    Clique para ver as imagens em Slide Show
Expedição organizada pelos Lameiros do Sul

AMIGOS JEEPEIROS...ACOMPANHEM O NOSSO DIA A DIA CFE ABAIXO...

11/Julho/2007 - Paso de los Libres, Corrientes–AR

Após uma largada matinal no posto da Polícia Rodoviária Federal de Scharlau (04:00 horas), tivemos uma viagem muito tranqüila. A primeira parada ocorreu as 06:30 h no acesso a Cachoeira do Sul no posto Muller (Restaurante Papagaio) na BR-290. Após algumas paradas rápidas para as necessidades fisiológicas, chegamos em Uruguaiana. Antes de nos dirigirmos para a Imigração (Aduana), tentamos encontrar algumas válvulas para o sistema de ar condicionado dos Troller. Após alfândega feita para os 13 veículos e 43 pessoas sem nenhum transtorno maior, seguimos por mais quinze quilômetros e chegamos ao centro de Paso de Los Libres. Ficamos hospedados no Hotel Alejandro I. Amanhã, dia 12/Julho, estaremos nos dirigindo para Córdoba-Córdoba onde faremos o próximo pernoite. O frio continua castigando. Até a próxima parada.

12/Julho/2007 – Córdoba, Córdoba-AR

Hoje de manhã saímos de Pasos de los Libres as 07:42 com destino a Córdoba. A geada Argentina gelou as nossas canelas e os tetos dos carros que estavam no estacionamento descoberto. Horário previsto para a chegada era as 18:30 horas, porém acabamos chegando no Hotel King David em Córdoba as 21:08 horas. As estradas são boas e tivemos o prazer de passar pelo túnel sub-fluvial que une as cidades de Paraná e Santa Fé. A reputação em relação aos policiais “camineiros” se confirmou, porém foi amistosa e não tirou o bom humor do grupo. Mais adiante, seguindo pela Ruta 19, fomos obrigados a pegar um desvio no acesso a Franck, passando por Esperanza, Rafaela e Freyre e finalmente retomando a Ruta 19. O motivo foi um piquete de “leiteiros” com queima de pneus na auto estrada. Resultado, 3 horas a mais do previsto e por volta de 100 km a mais rodados. Tivemos o prazer de o amigo Cordobês César vir de encontro e conduzir o comboio por dentro da cidade de Córdoba até o Hotel King David. Após algumas delongas, acabamos jantando as 23:30 horas no próprio hotel.
Amanhã, sexta-feira dia 13/Julho, estaremos saindo as 08:00 horas em direção a Mendoza via Villa Carlos Paz. Começa aí o início do desafio dos Andes, pois começaremos a rodar por estradas mais altas e com grandes expectativas de beleza natural. Até a próxima parada.


13/Julho/2007 (Sexta-feira) – Mendoza, Mendoza-AR

A largada do hotel de Córdoba estava marcada para as 08:00horas, mas acabamos saindo as 08:36 horas. Com o uso do GPS e seus mapas roteáveis o trajeto programado durante a madrugada foi um show. O caminho de Córdoba até Villa Carlos Paz pela estrada antiga estava maravilhoso. Mais adiante, um atalho que levasse em direção a Mendoza, foi simplesmente o máximo. Em menos de 20 km saímos de uma altitude de 200m e alcançamos os 2.241 metros. Foi também o nosso primeiro contato com neve na pista durante esta viagem. As pontes centenárias, os penhascos e as subidas íngremes foram um aperitivo para a nossa expedição. Após um lanche/almoço rápido encaramos estradas vazias e com retas sonolentas. A cidade de Mendoza é muito grande, pois a província é a quarta maior economia da Argentina. A recepção do Executive Hotel Park Suítes foi exemplar. Agora já são 01:15 da madrugada de sábado e estaremos largando as 07:50 horas para visitar e almoçar em vinícola local e após o almoço subir de uma altitude de 700 m para mais de 2.400 m para possivelmente termos contato com a nossa primeira tempestade de neve...oxalá...Acabamos de provar as correntes (cadenas) no Highlander. Até o nosso próximo contato.


14/julho/2007 (Sábado) – Mendoza, Mendoza-AR

Nosso primeiro dia em Mendoza foi muito lindo. Saímos às 08:15 horas com destino ao Valle do Uco, um vale localizado defronte a pré e a cordilheira propriamente dita. Um visual deslumbrante com as montanhas ao fundo com grande quantidade de neve. Ao chegarmos no vale, a primeira visita foi na Vinícola Andeluna, visitamos os parreirais, a linha de produção, estocagem e distribuição. Após uma degustação de Malbecs e Sauvignon Blancs de excelente qualidade. Meio embalados pelos vinhos partimos em direção às Bodegas Salentein, igualmente a Andeluna, apresenta infra-estrutura moderna e inovadora na produção de vinhos reservas. Visitamos, degustamos e fomos brindados com um almoço exótico a base de cordeiro à malbec e cerdo com ervas aromáticas. Então, agora, totalmente embalados fomos fazer 4x4 na neve.Um passeio ao pé da cordilheira dos Andes, visualizando o cordão de prata. Conseguimos entrar em um campo nevado e escalamos com nossos possantes. Foi um show. O retorno foi via asfalto e chegamos no hotel extenuados e felizes. Amanhã visitaremos um deserto com dunas e a vida indígena. Até mais.


15/julho/2007 (Domingo) – Mendoza, Mendoza – AR

Indescritível, memorável, sensacional. Assim podemos descrever o nosso domingo em terras Argentinas. Saímos cedo novamente do hotel, iniciamos o dia com um city tour pela bonita Mendoza. Após nos dirigimos para um deserto com colonização indígena localizado no vizinho município de Lavalle. Por mais de 100 km o grupo, hoje desfalcado de alguns componentes, percorreu uma estrada afastada em direção a terras indígenas. Após chegarmos ao local indígena fizemos uma caminhada sobre as dunas. Pouco atrativo, desmotivou um pouco o grupo. Saindo da caminhada entramos numa trilha empoeirada de assustar. Logo após muita areia solta e subidas e descidas deliciosas. Por mais de 50 km levamos os possantes a desafios antes inimagináveis. O SL estourou um pneu ao passar sobre uma arvore seca. Às 16 horas chegamos ao local do almoço. Um posto indígena no meio do deserto. Alguns dos nossos chegaram levar um susto ao se deparar com o local. A maior surpresa estava acontecendo. Um banquete com empanadas e assado de cabrito com ensaladas e vinho tinto malbec de boa qualidade, tudo preparado pelos índios do local supervisionado pelo chef Oso. Indescritível e inesquecível. Após as 17:30 horas em comboio retornamos a Mendoza e o gran finale, após 5 dias sendo torturados pelos Argentinos sobre a final no futebol, assistimos o jogo no meio deles. Foi demais. Amanhã manhã livre, alguns possantes terão de fazer visitas para reparos. Deveremos chegar a Uspallata após as 17 horas. Até mais.

16/julho/2007 (Segunda) – Uspallata – Mendoza – AR

Ufa, internet novamente, pois ficamos 24h fora da rede. Bom, depois da manhã livre na segunda-feira, o grupo deixou Mendoza em direção a Uspallata, última cidade Argentina antes da divisa com o Chile. Convidamos o Daniel B para experimentar off road e ele nos acompanhou até lá pelo caminho antigo, via Villa Vicenzio. A travessia da pré-cordilheira chegando aos 3.100 metros de altitude por um caminho sem asfalto, para a alegria dos Lameiros, nem tanto de alguns acompanhantes que estavam em pânico com os abismos aos quais passávamos a centímetros. A beleza, o grau de dificuldade e as atoladas nas nevascas presentes na pista fizeram desse deslocamento o ponto alto da Segunda-feira. A chegada no entardecer no Gran Hotel Uspallata foi meio tumultuada, pois saímos de um hotel 5 estrelas novinho e aqui por ser um hotel antigo, bem antigo, apresenta algumas dificuldades, mas é o melhor da região. À noite, um gaitaço do aniversariante Adelar e seu filho Andrius com o lançamento da música oficial dos Lameiros do Sul. Paramos o salão principal do hotel com todos os outros hóspedes cantando junto e aplaudindo. Amanhã esqui, neve, passo de fronteira...Aguardem.

17/julho/2007 (Terça) – Uspallata –Mendoza – AR

Devido ao Gaitaço acabamos de perder uma Tempestade de Neve que estava ocorrendo em Punta de Vacas, 50km do hotel. Sem chances, não havia condições de pilotagem. Em torno das 10:30 horas partimos cordilheira acima, andamos por 30km e a policia caminera nos obrigou a colocar as Cadenas (correntes). Nossa, foi uma confusão. Nunca os Lameiros precisaram acorrentar os possantes para transpor algum obstáculo. Acorrentados, subimos. Que show, tudo branco, neve, neve. Muita neve e a alegria eram contagiantes. Passamos pelo parque Punta Vacas e chegamos a Penitentes. Uma estação de Esqui na beira da ruta. As crianças se divertiram o dia todo. Os adultos, também. Alguns integrantes foram mais adiante até uma Estação menor chamada Puente Del Inca, onde a natureza deu um show ao esculpir uma ponte natural sobre o rio de degelo. Mais acima o acesso ao Aconcágua. Impossível o acesso devidos aos metros cúbicos de neve. À tarde abriram o passo de fronteira e 4 integrantes da expedição adentraram ao Chile com destino a Valparaíso. Como continuam os riscos de neve a noite, os demais, optaram por retornar a Uspallata. Amanhã mais neve, esqui, fronteiras e muita alegria.

18/Julho/2007 (Quarta-feira) – Uspallata – Mendoza – AR
Último dia para aproveitarmos o clima com neve. A maioria do grupo foi para a estação de esqui Penitentes. Ao final do dia foi anunciado que estava nevando perto do túnel Cristo Redentor, que liga a Argentina ao Chile. Lá foram vários carros enfrentando guardas e algum gelo na pista e ao final nada de neve caindo, a não um pouco de vento branco (neve jogada nos carros e pista pela força do vento que pode tornar a pisca escorregadia e a visibilidade debilitada). Já estamos jantando no hotel Uspallata quando o pessoal que havia ido até o Oceano Pacífico (Chile) retornou e a festa foi grande. É hora de fazer as malas, pois amanhã inicia o retorno. Até mais...

19/Julho/2007 (quinta-feira) – Uspallata até Rio Cuarto – AR
O deslocamento da cidade de Uspallata para o centro de Mendoza foi feito em forma dispersa. A família Santos, numa sábia decisão, resolveu estender as férias e acabou ficando em Uspallata. Outro carro, por motivos de força maior já havia retornado um dia antes. Todos reunidos no Mendoza Plaza Shopping, bem alimentados e com as últimas compras feitas, inicia-se o retorno dos 11 carros com pernoite marcado em Rio Cuarto. A viagem foi ótima, pois as estradas Argentinas são muito boas e com pouco trânsito em sua maioria. Amanhã será um trajeto bem longo até Paso de Los Libres, por volta de 950 Km. Até mais...

20 e 21/julho/2007 – O Retorno

Partimos de Rio Quarto em duas equipes, a primeira mais cedo e a segunda, consumista, permaneceu até às 11h nas compras. Nossa, não havia mais lugar para nada nos carros. Até Bikes compramos. Vencido os 950 km até Paso de los Libres, chegamos eufóricos no hotel pois estávamos a metros do nosso Rio Grande. Novamente na manhã de sábado o Rogério e a Gisa e o Paulinho HC e a Eliete partiram cedo, pois tinham compromissos assumidos em NH. O restante partiu as 10:00h e mantendo aquele ritmo embalado pela vontade de chegar em casa, os kilômetros entre Uruguaiana e Novo Hamburgo foram sendo vencidos e as 18:00h já estávamos em casa. A expedição foi um sucesso, a alegria transbordou. Não sabemos para onde iremos no próximo ano. Está aberta a votação. Em 2009, a expedição retorna a Bariloche – AR. Agradecemos a todas as pessoas que contribuíram para a nossa realização. A nossa agente de viagem, Sra. Denise Richter, esteve perfeita na contratação dos serviços por nós utilizados. A agência Aymará em Mendoza não mediu esforços para nos atender com carinho e atenção. A Adriana e os Daniel B e P foram extremamente solícitos e carinhosos. Acreditamos, que pela nossa alegria e experiência em 4x4, no dia da travessia do deserto, foram 10 guias e 2 Mitsubishi Montero. Curtam as fotos e estamos acrescentando mais fotos dos outros integrantes diariamente. Até breve.
 

































































 
 
 
 
   
   
 
© 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - LAMEIROS DO SUL. Luis@klauck.com.br; Luciano@lucianostrelow.com.br
 
Desenvolvimento de Sites