Expedição Nordeste 2009 - PARTE II

 
    Clique para ver as imagens em Slide Show
PARTE II - Jericoacoara-Aranaú-Icaraí-Trairí-Fleixeiras-Cumbuco-Fortaleza-Grossos-AreiaBranca-Upanema-Natal

PARTE II – (continuação)


Dia 22/08
Passamos o dia em Jeri. Passeamos pela Lagoa do Paraíso, conhecemos diversas trilhas 4x4 em Jeri e visitamos a famosa Pedra Furada. No almoço, muita caipiroska nos levou ao nocaute à tarde.
No final da tarde todos foram até a duna mais alta de Jeri para ver o por do sol. Mas a atração maior ficou por conta do povo que subiu a duna (uma verdadeira romaria) que ficou decepcionada, pois exatamente na hora do pôr do Sol uma enorme nuvem resolveu estragar a festa.
À noite, chimarrão na beira da piscina com trabalhos de backup de fotos, filmes e redação do diário.
Dia 23/08
Partimos rumo à Fortaleza pela beira da praia. Em Aranaú compramos camarões, grelha e carvão. Na beira da estrada contemplamos uma senhora fazendo renda de birla. Seguindo por estradas de piçarras passamos por Cruz, Almofalas e Torrões. Depois de mais uma balsa montamos acampamentos em baixo de coqueiros onde comemos camarões grelhados e assados.
A tarde foi marcada por algumas atoladas na beira da praia e um canal onde apenas dois conseguiram passar. A maré subia muito rápido e os outros tiveram que contornar o canal pelas dunas.
Chegamos no Mangue Enseada dos Patos para atravesar uma balsa onde o balseiro estava com medo de não vencer a correnteza da maré. Depois de duas horas, noite fechada, conseguimos chegar a Icaraí. Na Pousada País Tropical, dirigida pela francesa Letícia, muito simpática e gentil conseguimos lugar para três casais. A Letícia nos acompanhou pela cidade até conseguir acomodação para os outros três casais. A pequenina praia de Icaraí estava com suas pousadas lotadas por gringos e pessoal que trabalha nas obras de instalação de uma usina eólica nas proximidades (mais uma de muitas que encontramos pelo nordeste).
Dia 24/08
Saímos 08h00min horas pela beira da praia. Conhecemos a praia da Baleia, cruzamos a balsa e chegamos à um canal profundo guarnecido por diversos policiais militares do Ceará com quadriciclos. Cruzamos o canal e fomos barrados pelos policiais que estavam fazendo a segurança da Fazenda Bom, local onde esta sendo gravado o Programa “No Limite”da Rede Globo. Tivemos que contornar a fazenda pelo município de Trairí e retornando à em Fleixeiras, onde encontramos mais seguranças com quadriciclos.
Chegamos na charmosa Praia de Cumbuco, próxima a Fortaleza onde nos instalamos no Hotel Eco Paradise na beira da praia.
Dia 25/08
09h00min Horas partimos para um city tour por Fortaleza e almoço no Beach Park. Após o almoço, o Rogério e a Gisa seguiram por estrada até Canoa Quebrada devido aos problemas de embreagem no seu Troller enquanto os demais foram pela praia e dunas. Antes de Canoa Quebrada ainda conhecemos mais uma obra de instalação de um Parque Eólico. Devido a invasão dos gringos (desta vez muitos italianos) tivemos novamente que nos dividir em diversas pousadas.
À noite jantamos na Broadway, calçadão central de Canoa Quebrada, local muito badalado e com muitos restaurantes lotados por europeus.
Dia 26/08
Amanheceu chovendo, o que adiantou nossa partida para Natal. Saímos após o almoço, brincamos nas dunas, retornamos a beira mar e passamos por falésias onde tiramos muitas fotos. Encontramos um nativo que produzia as garrafinhas com imagens desenhadas com areias coloridas extraídas das falésias. Segundo ele, a arte vem passando pelas gerações. O artista tem orgulho de criar imagens na hora para mostrar à quem passa como ele faz o seu trabalho.
Chegamos a Grossos para atravessar a última balsa da noite até Areia Branca, onde paramos para assistir o ensaio de uma banda formada por crianças e adolescentes. A disciplina, a alegria e a arte nos emocionaram muito. Tiramos fotos e filmamos o ensaio.
Nos instalamos no Hotel Continental, bem na beira mar, onde havíamos almoçado no ano passado e fomos muito bem atendidos.
Dia 27/08
Saímos às 08h30min horas. Logo encontramos uma travessia difícil em Upanema, devido à maré. Esperamos a maré baixa na praia, com direito ao uso das cadeiras e guarda-sol.
Depois de uma espera sem sucesso, pois a maré demoraria muito a baixar, resolvemos tentar assim mesmo. Com água acima dos capôs todos conseguiram vencer o desafio.
Pretendíamos seguir pela praia até São Miguel do Gostoso, porém tivemos que fazer um desvio por Pendências, já que o Porto do Mangue seria intransponível, mesmo com os 4x4. Mesmo assim tentamos, mas os jipes começaram a afundar no mangue. Ao fazer o desvio a fome começou a bater e tivemos que procurar alimento. A cidade mais próxima era Macau.
Depois do pior serf-service que já experimentamos até hoje pegamos a estrada de Galinhos para encontrar a beira do mar. Próximo do mar, reencontramos as placas com avisos de “Proibida a Entrada – Quarentena” que tanto nos amedrontaram na expedição do ano passado, quando ali cruzamos na madrugada. Desta vez optamos por deixar Galinhos e seguir para Gostoso.
A viagem ia muito bem quando começamos a relembrar que naquele ponto por onde estávamos passando seria o local onde a maré nos surpreendeu no ano anterior fazendo com que os jipes começassem a atolar na areia e a água chegando até o barranco. Tudo parecia como no ano passado. A noite chegando, a maré subindo à nossa esquerda, o barranco à nossa direita, a areia ficando cada vez mais fofa e o medo aumentando. Neste momento o Adelar, que estava fechando (último do comboio) e que estava bem distante chamou no rádio avisando que o jipe estava com pane elétrica e o motor havia morrido. Tentamos uma rápida avaliação do problema, porém a maré nos obrigou a uma fuga rápida por reboque com cinta até um povoado próximo. Como a noite já havia chegado e as condições locais eram precárias resolvemos desistir a ida até São Miguel do Gostoso, instalar o cambão e rebocá-lo até Natal (140 Km).
Em Natal, nos hospedamos no luxuoso Hotel Rifóles e jantamos na Praia de ponta Negra no Barraco do Caranguejo.

Dia 28/08
Pela manhã consertamos o Troller do Adelar na Trilha RN (autorizada Troller) onde fomos muitíssimo bem atendidos, lavamos os jipes e curtimos muito a cidade num city tour. Jantamos no Restaurante Camarões, por incrível que pareça, na mesma mesa que no ano anterior.

Dia 29/08
Carregamos os jipes na cegonha em Parnamirim, cidade vizinha de Natal e pegamos o avião para voltar para a casa.
 








































 
 
 
 
   
   
 
© 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - LAMEIROS DO SUL. Luis@klauck.com.br; Luciano@lucianostrelow.com.br
 
Desenvolvimento de Sites