6º TRIMELASU - VERANÓPOLIS

 
    Clique para ver as imagens em Slide Show
Um sucesso: Passeio + Trilhas + diversão + Amizade

Sob a liderança do gringo (Adelar), saímos de Novo Hamburgo na sexta-feira, dia 23/04/2010 às 18h45min com destino a Veranópolis, a cidade da longevidade e cidade natal do puxador do mês. Chegando lá, um grupo de descendentes italianos já nos esperava no “Restaurante Filó de Vila Flores”. Fomos carinhosamente recebidos num cenário à luz de velas e lampiões onde revivemos literalmente o filó.

O filó era a maneira encontrada pelos imigrantes italianos para juntos passarem horas alegres, descontraídas após a jornada de trabalho. É um momento de recordar, refletir, interagir, saboreando a gastronomia típica italiana. A “bela polenta”, feita na hora, foi saboreada por todos com muito entusiasmo. Com cantorias, diversão e farta gastronomia, passamos mais de 3 horas resgatando as tradições do passado. A brincadeira com o tamanco de 3 (três pessoas num único tamanco) foi muito divertida.

O Adelar pegou a gaita de um dos três gaiteiros da casa e tocou o Hino dos Lameiros acompanhado por todos os presentes.

Depois de uma farta comilança e muito vinho, nos hospedamos no Verona Park.

Pela manhã do sábado, os amigos conterrâneos do Adelar Miguel e Nico puxaram um passeio pelas usinas e belvederes da região.

Ao meio dia, um saborosíssimo churrasco no salão da capela Nossa Senhora das Graças, na Zona Picolli

À tarde, como previsto no “folder” do Trimelasu, trilha pesada. Muitos caminhos com subidas e descidas íngremes, pedreiras e mata fechada. Também teve diversas travessias sob os trilhos do trem e alguns percursos acompanhando o caminho do trem.

Em muitos lugares houve a necessidade de facão para abrir picada. Os penhascos assustadores em descidas com barro do tipo “sabão” exigiu muita perícia dos pilotos. Assim mesmo, teve gente que ficou pendurado em galhos, precisando da ajuda de mais que um guincho para voltar ao trilho.

Depois de muita trilha, já noite, chovendo e no meio do mato, estávamos entre um trajeto enlameado que havíamos decido escorregando e impossível de retorno e uma subida cheia de pedras molhadas, embarradas e com pirambeiras. Esta subida seria apenas mais uma diversão simples para os lameiros, não fosse a quebra do jipe do puxador Nico(de Veranópolis) que quebrou a caixa e ficou sem tração nenhuma. Deparamos-nos então com um grande desafio. Nunca deixamos parceiro empenhado. Abrimos uma clareira para colocar o jipe quebrado e passar outros três Trollers para frente. Com um trenzinho de três puxamos o quarto (quebrado) lomba acima. Mesmo assim, no meio do barranco, quando parecia impossível vencer o desafio, acionamos o bloqueio de diferencial que não nos deixou fracassar. Chegamos à estrada sãos e salvos.

Mesmo com a trilha entrando noite adentro, não perdemos a janta no Restaurante Mirante da Serra, o famoso Restaurante Giratório.

No domingo, após o café, partimos com destinos a Nova Roma do Sul, por caminhos espetaculares nas encostas dos vales do Rio da Prata e também Rio das Antas. Fizemos travessias de balsa, visitamos a Usina Hidroelétrica Castro Alves, o Cachoeirão e o mirante do restaurante Belvedere Sonda. Almoçamos no Restaurante Miro, em Nova Roma e retornamos à Novo Hamburgo, via Farroupilha.

Não podemos deixar de registrar a estréia da lameirinha Isadora, filha do Jairo e da Iolanda. Aos 9 meses fez sua primeira trilha. Nota 10 pelo comportamento.

Mais uma vez a parceria, amizade, espírito aventureiro, alegria e muita diversão predominaram neste grupo.

Os jipeiros acompanhados de seus familiares foram:

01 - Adelar
02 - Luciano (SL)
03 - Jairo
04 - China
05 – Bombassaro
06 - Mauro
07 - Rogério
08 - (Tonhão)
09 - Paulo Kraemer (PK)
10 - EV
11 - Jorginho
12 - Clódio
13 - Jerri
 


















































































 
 
 
 
   
   
 
© 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - LAMEIROS DO SUL. Luis@klauck.com.br; Luciano@lucianostrelow.com.br
 
Desenvolvimento de Sites